12 Alimentos que Não Podem Faltar em uma Dieta Saudável

12 Alimentos que Não Podem Faltar em uma Dieta Saudável

Você faz ideia de quais são os alimentos amigos e os vilões em uma dieta saudável? Descubra isso agora!

Quem quer perder peso e inicia uma dieta começa a olhar os alimentos com certa desconfiança, como se eles fossem culpados pela gordura extra. Isso não é bem verdade. Você sabia que há alimentos que ajudam a emagrecer? Eu não! Mas fiquei tão feliz com a notícia que fui pesquisar. E descobri que existem os alimentos para uma dieta saudável.

Essas comidas têm calorias, é claro. Mas geralmente são poucas. Além disso, os alimentos para uma dieta saudável tem outras funções, como ajudar no processo digestivo e aumentar a sensação saciedade. Consumindo esses alimentos você logo vai ver o ponteiro da balança mudar! Então, vamos conhecê-los?

Conheça os Alimentos para uma Dieta Saudável

Folhas: as folhas verdes, sejam elas claras ou escuras, ajudam a perder peso porque além de possuírem pouquíssimas calorias, saciam bem a fome. Por isso, comece sempre as refeições com uma boa salada de folhas. Quando chegar ao prato principal já não estará com tanta fome e comerá menos.

Alimentos frescos: Prefira sempre a versão fresca de um alimento e não a industrializada. Essa última, além de possuir muitos aditivos entre seus ingredientes, geralmente tem muita gordura e carboidratos que aumentam o número de calorias. E para piorar, os alimentos industrializados possuem muito sódio, o que pode causar retenção de líquidos e deixar você com uma aparência inchada.

Alimentos integrais: atualmente muitos alimentos como pães, massas, arroz, sucos possuem a versão integral que é muito mais saudável. Elas possuem fibras que trazem muitas vantagens para quem quer emagrecer. Elas aumentam a sensação de saciedade, o que nos faz comer menos. E as fibras, quando combinadas com a água, ajudam no trânsito intestinal o que seca o corpo.

Linhaça, chia e quinoa: ainda falando em fibras, esse trio é riquíssimo nelas e em nutrientes. Invista nele combinando com suas comidas preferidas (sucos, sopas, vitaminas, saladas, bolos, tortas). Elas não interferem no sabor final da comida. Já falamos dessas fibras em outros posts do blog! Para saber mais detalhes clique aqui para ler sobre chia e aqui para ler sobre quinoa)

Alimentos termogênicos: esse tipo de alimento aumenta a temperatura corporal e para o organismo se equilibrar novamente, acelera o metabolismo – o que é ótimo para quem quer emagrecer! Os melhores para investir são o chá verde, o gengibre, a água gelada e a pimenta.

Brócolis: Ele quase não tem calorias e mata completamente a fome. Além disso, possui antioxidantes que ajudam a combater as gorduras. Sempre que possível, inclua em suas refeições.

Aveia: além das fibras que a gente já sabe que ajudam muito no processo de emagrecimento, a aveia tem o poder de nos saciar imediatamente, tirando a vontade de comer. Coloque em tudo o que puder, como vitaminas e bolos.

Alimentos desnatados: aqui vale o mesmo conselho dos alimentos integrais: sempre que der, prefira os alimentos desnatados quando for consumir alimentos como leite, iogurtes e ou quando os usar em alguma receita. Eles possuem menos gordura e são menos calóricos.

Verduras escuras: assim como o brócolis, verduras como a rúcula e o espinafre são ricas em fibras e super poderosas na hora de matar a fome. E não são muito calóricos. Coloque em todas as refeições que puder.

Queijos magros: queijos como cottage e ricota são pouco calóricos e podem entrar no lugar das versões mais gordas, como os amarelos.

Água e sucos: Eles devem substituir bebidas alcoólicas ou com gases que são muito calóricas e incham o corpo.

Frutas: nutritivas e muitas vezes pouco calóricas, elas devem ser sua sobremesa sempre. Para ler um post completo sobre as 7 frutas ideais na dieta clique aqui).

12 Alimentos que Nao Podem Faltar em uma Dieta Saudavel para Emagrecer
“Image courtesy of xedos4 / FreeDigitalPhotos.net”

Alimentos que Você Deve Evitar se Quiser uma Dieta Saudável

Não adianta incluir os alimentos para uma dieta saudável no seu dia-a-dia e continuar a consumir os vilões – sim, eles existem e devemos tomar muito cuidado. Veja o que deve passar longe do seu prato (ou pelo menos não aparecer com tanta freqüência):

Massas e pão branco: eles possuem farinha refinada que fermentam no organismo, produzindo gases e provocando inchaços. E são calóricos. Diminua o consumo deles.

Açúcar: ele é extremamente calórico e depois de um tempo acaba viciando – e você vai querer usar cada vez mais.

Bebida alcoólica: também são super calóricas e nos enganam: temos sempre a sensação de que não ingerimos muito!

Refrigerante: fuja deles! Senão conseguir fique sempre com a versão light ou diet, mas lembre que essas possuem gases que incham o corpo.

Feijão: eles são metabolizados por bactérias que se encontram na parte baixa do nosso trato digestório, o que resulta em gases e flatulências. O resultado é um corpo inchado. Por isso, coma com moderação.

Repolho e Couve-Flor: Esses vegetais são de uma família das brássicas, por isso eles possuem compostos sulfurados que são responsáveis pelo aumento na produção de gases. O efeito é igual ao do feijão.

Produtos industrializados: estudos recentes mostram que esse tipo de alimento possui substâncias químicas que sobrecarregam a vesícula e o fígado. Com isso, aumentam as chances de aumentar a gordura principalmente no abdome.

Se você seguir essas duas listinhas na sua alimentação com toda certeza a perda de peso será muito mais rápida!

Aprenda muito mais:

Dores Musculares no Pós-treino Você sente aquela dor no pós treino da academia? Saiba o que você deve fazer...É muito comum encontrar pessoas se queixando de dores musculares ap...
Bolo de Coco Funcional (light) Deliciosa receita funcional de um bolo de coco (light)! Olá, como estão? Hoje acordei mais tarde um pouco e tomei café como o namorado antes de ir pa...
Dez Passos para uma Alimentação Saudável Aprenda os dez passos para uma alimentação saudável! Eu, como a maioria das pessoas, associava alimentação saudável com dietas. Mas uma coisa nem sem...
Receita de Bolo de Maçã Aprenda a fazer passo a passo essa maravilhosa receita de bolo de maça! Queridos leitores do Como Emagrecer Saudável, hoje escrevo para vocês sobre u...