15 Erros ao se Preparar Alimentos Saudáveis

Se você não segue as dicas número 6 e 13 sua alimentação passa longe de ser totalmente saudável!

Você vive descascando frutas e legumes? Deixando o feijão ferver por horas e não coloca comida quente na geladeira de jeito nenhum? Então você precisa ler os 15 erros mais comuns na cozinha na hora de preparar os alimentos.


Para não errar e evitar problemas, é só seguir as nossas dicas.

1 – Descascar frutas e legumes
Grande parte das frutas e legumes possuem os nutrientes na casca, as vitaminas A e C, por exemplo estão bem abaixo dela. Não é necessário descascar maça, pepino ou tomates, lavá-los com bucha e sabão é o suficiente para eliminar os possíveis vermes e bactérias.

2 – Cozinhar verduras e legumes
O processo de cozimento destes vegetais faz com que eles percam os nutrientes, vitaminas e proteínas. Ferver a verdura não é a maneira mais fácil de fazê-la. Para evitar esse prejuízo do seu alimento procure utilizar uma panela própria para isto, ou ainda utilizar a grelha. Além de ter uma verdura mais saborosa, ela manterá o nível de nutrientes.

3 – Adicionar óleo no cozimento do macarrão
A crença popular é de que o óleo não deixa a massa grudar no fundo da panela, no entanto o óleo vai dificultar na hora de adicionar o molho. Ele dificulta a aderência e só aumenta as calorias ao macarrão. Se o seu medo é de grudar a massa no fundo da panela, o segredo é mexer várias vezes enquanto é feito o cozimento.

4 – Poupar nos temperos
Eles foram descobertos há muito tempo, e já foram inclusive moeda de troca, mas ainda tem gente que vai cozinhar e não sabe dar valor aos temperos. Esqueça os pacotinhos de temperos prontos, utilize os verdadeiros temperos, não só sal ou pimenta. Alguns são especiais para deixar a carne mais saborosa como o orégano. As especiarias, além de deixar tudo mais saboroso também ajudam no metabolismo.

5 – Coar o suco de frutas
Muitas pessoas costumam coar o suco das frutas que geralmente são espessos. Esse ato que pode parecer simples e corriqueiro reduz todo o poder dos nutrientes das frutas. Ao coar você também está diminuindo a sensação de saciedade o que fará que você tome mais e mais suco. A dica é não coar e sim adicionar ainda grãos como a aveia ou linhaça.

6 – Guardar suco natural na geladeira
Outro grande erro cometido pelas donas de casa é preparar o suco natural e guardar para ser utilizado mais tarde. Mal sabem elas que grande parte dos sucos devem ser ingeridos no instante que foram feitos, pois vitaminas como a C são perdidas quando em contato com a luz e o ar.

7 – Cozinhando em excesso
Nada de deixar o feijão ferver, ferver e ferver se ele já está cozido. Isso fará com que ele perca não só sabor, mas também os nutrientes. A prática é comum, mas deve ser evitada quando o assunto é verdura ou legume.

8 – Tirar toda a carne na hora do churrasco
O hábito de tirar toda a carne da geladeira de uma só vez, mesmo já temperada e descongelada, vai fazer com que aumente a contaminação vinda pelo ar. Fique atento pois as carnes devem ser tiradas aos poucos, evitando que fiquem expostas por muito tempo antes de entrar na churrasqueira.

9 – “Re-congelar” a carne
Se você não vai usar toda a carne não descongele tudo! O processo de descongelamento seguido de congelamento vai fazer com que aumente o risco de contaminação por micro-organismo. O ideal é que você separe em pacotes a quantidade média que será usada em cada refeição. Em porções pequenas poderá descongelar um a um conforme a necessidade.

10 – Salgar demais os alimentos
Um pecado infalível e que prejudica a saúde. Não abuse do sal, use nas quantidades mínimas e que não prejudique a saúde. Além de aumentar a pressão arterial o sal também provoca infecções urinárias e as famosas “pedras nos rins”. Se errar a medida você poderá adicionar uma colher de açúcar e uma de vinagre ao prato que o problema está resolvido.

11 – Utilizar molhos calóricos
Alguns molhos como o shoyo e o teriyaki possuem muitas calorias. Apesar de saborosos eles deixam a comida pesada e com muito mais sódio. Utilize somente a quantidade necessária para dar sabor ao prato, nada de exageros para não prejudicar a saúde.

12 – Confundir gorduras com calorias
Uma boa cozinheira sabe bem a diferença entre as duas. Mas, se você é somente bom de garfo saiba que é muito mais saudável utilizar o azeite de oliva que é mais calórico do que a manteiga ou margarina. O azeite possui propriedades nutritivas superiores, e apesar de calórico é muito mais saudável.

13 – Fritar com azeite
O azeite não foi feito para fritar, no máximo deve ser aquecido, a alta temperatura propicia a transformação da gordura em trans, fazendo com que o azeite perca o valor nutricional.

14 – Deixar a comida esfriar para colocar na geladeira
Colocar uma panela, ou a comida quente na geladeira não vai prejudicar o seu funcionamento e muito menos estragar os alimentos. O costume antigo não é válido, e alguns estudos já comprovaram que ao colocar o alimento ainda quente na geladeira você evita a contaminação.

15 – Colocar muito óleo para cozinhar o arroz
Um erro comum, alguns acreditam que o óleo é o responsável por deixar o arroz soltinho, mas não é bem assim. O que influencia diretamente em deixar os graus soltos é a quantidade exata de água.

Muito mais para você!