Como Emagrecer com a Dieta Paleolítica

A dieta se baseia na alimentação dos nossos ancestrais.

Certamente você já deve ter ouvido falar na dieta paleolítica. Também conhecida como dieta paleo ou dieta Neandertal, ela é considerada, acima de tudo, como um hábito alimentar, pois permite apenas o consumo dos alimentos disponíveis na época dos nossos ancestrais mais primitivos.


A dieta paleolítica foi elaborada por se acreditar que a maioria das doenças modernas são consequências dos hábitos alimentares adquiridos com o tempo. Seus adeptos acreditam que males como doenças do coração, diabetes, colesterol alto e outras não ocorriam nos primeiros seres humanos.

 O que é a dieta paleolítica

Como dissemos anteriormente, a dieta paleolítica adota um cardápio restrito a alimentos que eram consumidos pelos “homens das cavernas”.  Sendo assim, ela deve se basear no consumo de alimentos naturais de origem animal ou vegetal como carnes vermelhas e brancas, ovos, frutas e vegetais de amido, leguminosas e nozes. Cereais, laticínios e alimentos processados estão excluídos dessa dieta.

É bem simples entender quais alimentos podem ou não ser consumidos durante a dieta paleolítica. Ao estar de frente com um alimento basta pensar: Isso existia na idade da pedra? Seguindo essa lógica, o modo de preparo também deve ser levado em consideração. Os alimentos devem ser consumidos crus ou assados.

 Os resultados da dieta

Depois de testar a dieta paleolítica eu pude perceber, que seus efeitos são, a princípio, muito parecidos com os da Dieta Dukan, porém mais lentos e duradouros. A semelhança se dá pela ausência de carboidratos. Esse fato também é responsável pela queda de energia que ocorre, pelo menos nas primeiras semanas.

Quanto à perda de peso, ela ocorre sim, mas só durante um período. Depois o corpo se acostuma e o ponteiro da balança fica caindo mais devagar e com maior dificuldade. A dieta paleolítica é bastante restritiva, por isso é um pouco mais difícil segui-la. Contudo ela pode ser uma boa opção para quem gosta desse tipo de alimento e não sente falta de arroz, pães e alimentos industrializados.

Muito mais para você!