Dieta para Emagrecer e Ganhar Massa Muscular

Confira dicas para ficar magra e com o corpo bem definido!

Se perguntarmos para dez pessoas qual o seu maior objetivo ao entrar em uma academia, certamente nove responderão: emagrecer e ganhar massa muscular. Parece controverso, mas é totalmente possível perder gordurinhas e ganhar massa magra ao mesmo tempo.


Veja algumas dicas para conseguir ficar com o corpo fininho e definido.

Faça o exercício certo

Quem quer perder gordura geralmente abusa dos exercícios cardiovasculares, ou aeróbicos. Quem quer ganhar músculos investe pesado nos exercícios de força. O que fazer então?

Para alcançar o objetivo de emagrecer ganhando massa muscular, deve-se intercalar os dois tipos de exercícios, mas de forma adequada.

Quando a meta, além de emagrecer, é aumentar e firmar os músculos, o tempo dedicado ao treino cardiovascular deve ser menor, em torno de 15 a 20 minutos. Isso porque, quando o organismo gasta toda a sua reserva de glicogênio ele começa a queimar também a massa magra. Sem contar que não sobra energia para o treino de força.

 Alimente-se corretamente

Quando existem dois objetivos – emagrecer e ganhar massa muscular (magra), a alimentação é fator determinante. Não se pode consumir alimentos que atendem somente uma meta, deixando a outra de lado.

Para perder gordura, lembre-se de que é preciso evitar alimentos muito gordurosos como, por exemplo, as frituras. Alimentos com excesso de carboidratos simples e açúcares também prejudicam o processo de emagrecimento. Acima de tudo, para afinar a silhueta, a dieta deve ser composta de alimentos de baixa caloria.

Já para ganhar massa muscular, os alimentos apropriados são as proteínas e os carboidratos complexos. As proteínas atuam, entre outras coisas, na recuperação muscular evitando que você perca massa após o treino. Dê preferência a proteínas magras como peixes, frango, laticínios 0% e ovos. Já os carboidrato complexos, presentes no arroz e cereais integrais, dão mais energia para o corpo gastar com os exercícios.

“Image courtesy of stockimages / FreeDigitalPhotos.net”

Muito mais para você!