Saiba tudo sobre a Dieta Dukan

Saiba tudo sobre a Dieta Dukan

Passo a passo mostrando o que fazer em cada etapa para que você alcance o peso ideal.

Com mais de uma década da sua criação a dieta Dukan não para de aumentar o número de seguidores mundo afora! São milhares de pessoas que estão obtendo resultados espetaculares e nós do Como Emagrecer Saudável não poderíamos deixar de trazer dicas dessa dieta para você.

Neste artigo vamos falar da dieta passo a passo, mostrando o que você deve fazer em cada uma das etapas para que alcance o seu peso ideal. Você está pronto? Então vamos lá!

Dieta Dukan: O que é

A dieta Dukan também conhecida como a dieta da princesa promete um emagrecimento rápido e duradouro. Algumas celebridades como Fernanda Paes Leme, Jennifer Lopez e a própria Kate Middleton (agora duquesa Kate) recorreram a esta dieta para perder uns quilinhos indesejados.

A dieta gira em torno da ingestão de alimentos com base em proteína e na redução de carboidratos, ou seja, você deve trocar alimentos ricos em carboidratos como pães, arroz, massa, biscoitos por alimentos ricos em proteína como, por exemplo, filé mignon, peito de frango, peixes como bacalhau ou cação entre vários outras opções.

A diferença entre as outras dietas é que na Dukan não existe restrição de quantidade ou de horários para realização das refeições, basta restringir o tipo de alimento dentre aqueles liberados para a fase em que a pessoa se encontra.

Dieta Dukan: Criador

O seu criador é o Dr. Pierre Dukan, autor de três livros com o tema “Receitas Dukan”, “O Método Dukan Ilustrado” e “Eu não consigo Emagrecer”.  Nestes livros ele explica passo a passo a dieta, suas etapas, suas restrições e como você deve fazer para passar cada uma das fases que a dieta se propõe.

Dieta Dukan: Como Funciona

A dieta Dukan foi pensada e dividida em quatro fases: Fase do Ataque, Fase Cruzeiro, Fase da Consolidação e Fase da Estabilização, onde cada fase possui regras e objetivos diferentes. Vale lembrar que para cada pessoa a duração das fases possui uma duração diferenciada.

Esta dieta não deve ser seguida por pessoas com insuficiência renal, insuficiência cardíaca, diabetes e mulheres em período de gravidez. Na dúvida procure um Nutricionista.

Dieta Dukan: Cardápio

Etapa 1: Fase do Ataque

Esta é a fase onde você irá perder muito peso rapidamente. Ela tem uma duração pequena, podendo variar de 2 a 5 dias. Nesta etapa está liberada somente a ingestão de alimentos com proteína pura em sua essência e de preferência que forem preparados no vapor, cozidos ou grelhados. Durante esse pequeno período é normal se perder entre 2 a 6 kg. Para esta fase a dieta recomenda a ingestão dos seguintes alimentos:

  • Carnes magras com exceção para a costela;
  • Carne de aves com exceção de pato e ganso;
  • Qualquer tipo de peixe e frutos do mar;
  • Laticínios que não contenham gordura;
  • Iogurtes desnatado e natural (também sem gordura);
  • Ovos.

Etapa 2: Fase Cruzeiro

Nesta etapa você já terá emagrecido alguns quilos iniciais e estará bem motivado para seguir em frente. A partir de agora a redução se dará de forma menos agressiva, em media de 1 a 2 kg por semana e você deverá continuar nela até alcançar o peso desejado. Agora junto à ingestão de proteína pura você deverá acrescentar legumes e verduras à vontade (com exceção da mandioca e da batata) da seguinte forma: Em um dia você comerá somente proteína pura (exatamente como na Etapa 1) e no dia seguinte somente proteína pura juntamente dos legumes e verduras. Deve existir essa alternância entre os dias e o cardápio ingerido.

Etapa 3: Fase da Consolidação

Esta etapa é muito importante! Ao chegar aqui você já terá alcançado o seu objetivo de peso ideal e agora a partir de agora terá que aprender a consolidar seu peso, ou seja, aprender a manter o peso. O grande trunfo desta etapa é aprender a comer de forma correta evitando uma recaída seguida de um aumento de peso. A duração desta etapa é de 5 dias para cada um dos quilos perdidos durante a fase anterior (Cruzeiro). Nesta etapa estão liberados os seguintes alimentos:

  • Carboidratos, mas ainda de maneira restrita;
  • Frutas (no máximo 2 vezes ao dia);
  • Pão desde que seja com farinha integral e no limite de 2 fatias ao dia;
  • Queijo (40g /dia);
  • Arroz desde que integral, feijão, ervilha estão liberados para 2 refeições semanais;
  • Duas refeições por semana que podem ser completas com entrada, prato principal, sobremesa e bebida alcoólica;
  • Os alimentos das etapas 1 e 2 seguem liberados.
Como Emagrecer Saudável - Dieta Dukan
“Image courtesy of marin / FreeDigitalPhotos.net”

Etapa 4: Fase da Estabilização

Está deve ser a maior fase de toda dieta Dukan, pois ela é que fará você manter seu peso ideal para sempre. Nela as restrições são menores, mas existem! Você deve realizar durante 1 dia fixo na semana as restrições da etapa 1 (fase do ataque), onde deverá ingerir somente proteína pura. Além disto, é recomendado que você adicione 3 colheres de sopa de aveia na sua refeição todos os dias, para ajudar o intestino a funcionar. Para finalizar é altamente recomendável pelo criador da dieta que você adicione no mínimo 30 minutos diários de caminhada e que troque seu hábito de utilizar o elevador pelas escadas. Esta etapa não possui duração, sendo altamente recomendável que ela dure para sempre, pois assim você deverá manter seu corpo no peso desejado.

Dieta Dukan: Vantagens

  1. Emagrecimento rápido com resultados já nos primeiros dias;
  2. Queima de gordura mantendo a massa magra;
  3. Fácil de seguir mesmo para quem faz refeições fora de casa;
  4. Alimentação saudável e natural;
  5. Perda de apetite devido à ingestão de alimentos com proteína pura;
  6. Sem limitação na quantidade de alimentos.

Dieta Dukan: Desvantagens

  1. Cansaço pela carência de alguns alimentos com vitaminas/fibras;
  2. Devido ao baixo consumo de carboidratos nas primeiras fases é normal ocorrer insônia, irritação e ansiedade;
  3. Prisão de ventre pode ocorrer devido à falta de fibras na alimentação.

Espero que vocês tenham gostado do artigo e que tenham aprendido um pouco mais sobre essa dieta. Se você gostou do site fique por dentro das novidades deixando seu e-mail na caixa lá em cima a direita, vale lembrar que este serviço é gratuito! Se desejar siga-nos no Facebook, para isto basta curtir a nossa página.

Beijocas! Até breve…

Aprenda muito mais:

Macarrão Falso de Abobrinha Aprenda sobre macarrão de abobrinha e adicione na sua dieta. Olá pessoal! Hoje acordei cedinho pra ir na academia, estava com um pouco de fome, tome...
Pilates Emagrece de Verdade Saiba como essa modalidade de exercícios pode te ajudar a perder alguns quilinhos! Muito popular no Brasil, o Pilates é um método de controle muscula...
Meu Diário LCHF – Low Carb High Fat – ... Agora o meu diário LCHF no Instagram na luta contra o câncer de tireoide através de uma vida mais saudável também pode ser lido aqui no blog em format...
Sopa de Legumes Receita para Emagrecer de Forma SaudávelComo prometi para vocês queridos leitores do Como Emagrecer Saudável, hoje vou escrever sobre uma das minh...