Dores Musculares no Pós-treino

Você sente aquela dor muscular pós-treino da academia? Saiba o que você deve fazer!

É muito comum encontrar pessoas se queixando de dores musculares pós-treino de acadêmia ou após a prática de exercícios físicos de alta intensidade no âmbito geral. Mas quando essa dor pós-treino é muito forte devo me importar e procurar ajuda? Como saber se há problemas no corpo que levaram a isso? Aprenda um pouco mais sobre as dores musculares pós-treino de alta intensidade e saiba como evitá-las ou pelo menos dominá-las.


O que exatamente é uma “dor muscular pós-treino” ou “dor muscular tardia”?

É a dor que aparece depois de longas horas de treino, podendo ser apresentada no mesmo dia ou até 2 dias após a execução do exercício físico, manifestando-se em casos onde o individuo exerce  uma carga elevada na execução dos exercícios sem que o corpo esteja totalmente preparado para isso. A dor muscular tardia não é nada mais que uma dor muscular pós-treino que é localizada nos nervos corporais.

Tipos de Dor Muscular Pós-Treino / Dor Muscular Tardia

* Dor tardia leve: Caso comece a ter dor muscular no pós-treino não muito acentuada não se preocupe. A dor tardia quando em forma leve é algo muito comum e é considerado um efeito dos exercícios, onde o seu corpo estará lhe mostrando que seus músculos já tiveram uma carga e estão respondendo a isso.

* Dor tardia mais forte durante a contração: caso tenha percebido a presença de dor mediana ao contrair a musculatura como se tivesse tomado um choque, você deverá imediatamente ficar alerta e fazer o possível para evitar exercícios que levem você a sentir este tipo de dor. A dor muscular pós-treino nessa intensidade é um sinal de que algo não foi executado corretamente durante os exercícios. Fique alerta quando retornar a execução de exercícios de alta intensidade!

* Dor tardia mais forte e mais significativa: se caso sentir dores em diversas regiões do corpo mesmo em posição de repouso, saiba que esta fazendo exercício de maneira inadequada e que realmente abusou durante o treino gerando a exaustão muscular e por consequência dores musculares pós-treino. Nesse caso, uma diminuição no volume do treino é indicada, pois você pode ficar propicio a lesões musculares e desgaste nas articulações. Minha sugestão é que você procure um educador físico para evitar lesões mais sérias e irreversíveis.

Dor de academia

A dor de academia já se tornou algo extremamente comum, por mais que seja desconfortável e realmente decepcionante, as dores de academia são sim uma causa que faz com que muitas pessoas evitem malhar, porém você deve saber que esse efeito não acontecerá para o sempre! Esta dor de academia acontece apenas com pessoas que tem os músculos mais reprimidos, ou seja, pessoas que tem os músculos não acostumados a esforços físicos e acontece somente nas primeiras semanas de exercícios na academia. Não desista! A dor de academia também pode ser considerada como dor tardia leve ou dor muscular pós-treino leve, conforme descrito anteriormente!

Algo que você deve saber é que os exercícios físicos são muito importantes, pois evita com que aja a atrofia da musculatura e dos nervos fazendo com que eles estejam em constante desenvolvimento.

Remédios para dor muscular pós-treino

Caso necessite de um remédio que acabe com suas dores musculares no pós-treino recomendamos você a procurar um especialista! Existem diversos medicamentos que são recomendados para minimizar a dor tardia, e por causa disso não recomendamos a auto-medicação. Eu quando tenho algum tipo de dor muscular pós-treino de academia acabo por utilizar um anti-inflamatório ou relaxante muscular de minha preferência. #ficaadica

Muito mais para você!