Exercícios Funcionais para Perder Peso Rapidamente

Exercícios Funcionais para Perder Peso Rapidamente

O que são exercícios funcionais? Para que servem? Onde posso treinar? Essas dúvidas e muito mais você tira aqui!

Como o próprio nome já diz, o exercício funcional tem como principal objetivo ajudar seu corpo a se desenvolver para que ele possa realizar funções do seu dia a dia de forma mais natural. Sendo assim, estes exercícios ajudam você a realizar atividades do cotidiano diminuindo a chance de lesões.

E como eles conseguem fazer isso? Simples! Os exercícios funcionais possuem movimentos inspirados nos movimentos do dia a dia e em grande parte você usará somente o peso do seu corpo para execução dos exercícios. Desta forma, você consegue praticar em qualquer local sem precisar ter um horário definido e equipamentos grandes e pesados.

Os exercícios funcionais nasceram da necessidade de inovar e também de trazer de volta as pessoas desmotivadas por exercícios repetitivos da academia tradicional. Logo depois notou-se que esse tipo de exercício aliado a uma dieta com foco em alimentação saudável conseguiria trazer benefícios como emagrecimento e tonificação muscular. Genial não?

Veja a seguir alguns exercícios funcionais que podem ajudar a emagrecer e garantir o corpo que você sempre sonhou.

Tipos de Exercícios Funcionais mais utilizados:

Flexão de braço: na flexão de braço existem três formas de fazê-la:

  1. No movimento tradicional são trabalhados os principais músculos do movimento sendo eles o peitoral e o deltoide, também não se esquecendo de citar o tríceps.
  2. No movimento aberto (mãos abertas) é trabalhado menos com o peitoral principal e mais com as porções medial e posterior do deltoide sendo também o foco do movimento o tríceps.
  3. O movimento fechado (mãos fechadas) é trabalhado a porção medial do deltoide que age desta forma como musculatura principal.

Repita esse exercícios em séries de 4 com repetições de 10 a 15 vezes.


Pular corda: esse é um excelente e excepcional exercício funcional! Pular corda traz realmente benefícios para pessoas que procuram desenvolver seus músculos e principalmente desenvolver os ossos.  As principais dicas para praticar esse exercício é escolher um tamanho de corda correto em relação a sua altura além de roupas confortáveis que eliminem o suor.

Repita esse exercícios em séries de 5 com repetições de 20 vezes.


Agachamento: ótimo exercício para os membros inferiores mas que também ajuda a definir a sua barriga por trabalhar bastante o abdômen com foco no equilíbrio de todo o seu corpo. Possui um alto gasto calórico quando feito de forma correta e pode ser feito sem equipamentos ou com apoio de um cabo de vassoura na frente do corpo no sentido de facilitar a decida e subida durante o exercício.

Repita esse exercícios em séries de 4 com repetições de 10 a 15 vezes.


Abdominal: Exercício que ajuda você a alcançar aquela barriguinha seca, chapada ou negativa como alguns gostam de chamar. Existem diversas formas de trabalhar o abdômen mas no exercício funcional o que buscamos é uma forma fácil e que qualquer pessoa possa fazer em qualquer lugar. Nossa sugestão é que o abdominal seja feito na sua forma tradicional sem peso para que seja possível executá-lo a qualquer hora em qualquer lugar.

Repita esse exercícios em séries de 4 com repetições de 20 a 25 vezes.


Com essa série de quatro exercícios você conseguirá trabalhar membros superiores, inferior e o seu core através do abdômen além é claro da parte aeróbica ao pular corda! A partir dos exercícios explicados no artigo outros poderão ser feitos a partir de derivações ou mesmo de novos exercícios para grupos específicos, mas isso fica para outro post!

Espero que tenham gostado e que possa ser motivador para você que não consegue sair do sofá por falta de grana ou tempo de ir a uma academia tradicional. Bjinhos!

Aprenda muito mais:

Conheça 10 Alimentos que Você Deve Comer Todos os ... As blogueiras do mundo fitness já conhecem essas dicas e você?A preocupação do mundo todo está na alimentação. Uma onda fitness se propagou por to...
Sopa para Emagrecer Dieta da Sopa faz você emagrecer em 2 semanas. Leitores do Como Emagrecer Saudável, vocês sabem que as sopas são uma grande aliada em qualquer dieta ...
Iniciando a detox pós final do ano! Veja como eu fiz minha dieta detox de sete dias. Olá! Essa semana resolvi fazer uma semana detox, sete dias de desintoxicação mesmo, para preparar o ...
As intolerâncias a Glúten e Lactose Você também sofre com intolerância alimentar a glúten ou lactose? Entenda melhor neste post!Muitas pessoas não sabem que são intolerantes ao glúte...

One thought on “Exercícios Funcionais para Perder Peso Rapidamente

  1. muito boas dicas sempre gostei do assunto relacionado a saúde principalmente emagrecimento, já fui obeso e sei o que é isso, vc está de parabéns pelo trabalho.

Qual a sua opinião? #ouvimosvoce #qualsuaopinião #deixesuamensagem