Exercícios Funcionais para Perder Peso Rapidamente

O que são exercícios funcionais? Para que servem? Onde posso treinar? Essas dúvidas e muito mais você tira aqui!

Como o próprio nome já diz, o exercício funcional tem como principal objetivo ajudar seu corpo a se desenvolver para que ele possa realizar funções do seu dia a dia de forma mais natural. Sendo assim, estes exercícios ajudam você a realizar atividades do cotidiano diminuindo a chance de lesões.


E como eles conseguem fazer isso? Simples! Os exercícios funcionais possuem movimentos inspirados nos movimentos do dia a dia e em grande parte você usará somente o peso do seu corpo para execução dos exercícios. Desta forma, você consegue praticar em qualquer local sem precisar ter um horário definido e equipamentos grandes e pesados.

Os exercícios funcionais nasceram da necessidade de inovar e também de trazer de volta as pessoas desmotivadas por exercícios repetitivos da academia tradicional. Logo depois notou-se que esse tipo de exercício aliado a uma dieta com foco em alimentação saudável conseguiria trazer benefícios como emagrecimento e tonificação muscular. Genial não?

Veja a seguir alguns exercícios funcionais que podem ajudar a emagrecer e garantir o corpo que você sempre sonhou.

Tipos de Exercícios Funcionais mais utilizados:

Flexão de braço: na flexão de braço existem três formas de fazê-la:

  1. No movimento tradicional são trabalhados os principais músculos do movimento sendo eles o peitoral e o deltoide, também não se esquecendo de citar o tríceps.
  2. No movimento aberto (mãos abertas) é trabalhado menos com o peitoral principal e mais com as porções medial e posterior do deltoide sendo também o foco do movimento o tríceps.
  3. O movimento fechado (mãos fechadas) é trabalhado a porção medial do deltoide que age desta forma como musculatura principal.

Repita esse exercícios em séries de 4 com repetições de 10 a 15 vezes.


Pular corda: esse é um excelente e excepcional exercício funcional! Pular corda traz realmente benefícios para pessoas que procuram desenvolver seus músculos e principalmente desenvolver os ossos.  As principais dicas para praticar esse exercício é escolher um tamanho de corda correto em relação a sua altura além de roupas confortáveis que eliminem o suor.

Repita esse exercícios em séries de 5 com repetições de 20 vezes.


Agachamento: ótimo exercício para os membros inferiores mas que também ajuda a definir a sua barriga por trabalhar bastante o abdômen com foco no equilíbrio de todo o seu corpo. Possui um alto gasto calórico quando feito de forma correta e pode ser feito sem equipamentos ou com apoio de um cabo de vassoura na frente do corpo no sentido de facilitar a decida e subida durante o exercício.

Repita esse exercícios em séries de 4 com repetições de 10 a 15 vezes.


Abdominal: Exercício que ajuda você a alcançar aquela barriguinha seca, chapada ou negativa como alguns gostam de chamar. Existem diversas formas de trabalhar o abdômen mas no exercício funcional o que buscamos é uma forma fácil e que qualquer pessoa possa fazer em qualquer lugar. Nossa sugestão é que o abdominal seja feito na sua forma tradicional sem peso para que seja possível executá-lo a qualquer hora em qualquer lugar.

Repita esse exercícios em séries de 4 com repetições de 20 a 25 vezes.


Com essa série de quatro exercícios você conseguirá trabalhar membros superiores, inferior e o seu core através do abdômen além é claro da parte aeróbica ao pular corda! A partir dos exercícios explicados no artigo outros poderão ser feitos a partir de derivações ou mesmo de novos exercícios para grupos específicos, mas isso fica para outro post!

Espero que tenham gostado e que possa ser motivador para você que não consegue sair do sofá por falta de grana ou tempo de ir a uma academia tradicional.

Muito mais para você!